Os picos mais altos do Brasil

O Brasil é um país com uma geografia muito interessante, inclusive, o país conta com alguns cumes que os mais aventureiros adoram. Só lembramos que os passeios a seguir devem ser feitos junto com um guia credenciado que tem conhecimento da região e de sua fauna e flora. Confira abaixo!

1) Pico da Neblina

Situado no estado do Amazonas, o Pico da Neblina é o ponto mais alto do Brasil com 2.995,39 metros de altitude. Dentro do Parque Nacional do Pico da Neblina que fica na Serra do Imeri, o local está a 687 metros da fronteira com a Venezuela. Até os seus mil metros há muita chuva favorecendo o crescimento de uma vegetação de maior porte. A partir daí as nuvens de chuva não conseguem atingir a altitude, então chove menos que nas áreas mais baixas. No topo da montanha a temperatura chega a 20ºC durante o dia caindo para 6ºC durante a noite. O acesso ao Pico da Neblina é restringido por ser região de fronteira e ficar em terras da reserva ianomâmi, assim seu acesso depende de autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Com um guia credenciado, chega-se a São Gabriel da Cachoeira para subir o rio Cauaburi até a boca do igarapé Tucano, início da caminhada, próximo à aldeia ianomâmi e missão católica de Maturacá. Depois de 4 dias de caminhada, andando em média de 4 a 5 horas por dia, chega-se ao ponto mais alto do revelo brasileiro.

2) Pico 31 de Março

Ao lado do Pico da Neblina está o segundo maior cume do Brasil, o Pico 31 de Março com 2.974,18 metros de altitude. Sua primeira ascensão aconteceu em 1965 pelo Exército Brasileiro, data em que também foi medido oficialmente o pico. O Pico 31 de Março tem uma forma suave e arredondada, diferentemente do Pico da Neblina que é piramidal e pontiagudo. As restrições de subidas são as mesmas e deve ser aprovado pelo ICMBio.

3) Pico da Bandeira

O terceiro pico mais alto do país fica na divisa entre os municípios de Ibitirama (Espírito Santo) e Alto Caparaó (Minas Gerais). Sua altura é de 2.891, 32 metros de altitude e seu nome remete à época do imperador Pedro II que determinou que uma bandeira fosse colocada no topo da montanha, pois acreditava-se que esse era o ponto mais alto do Brasil. Entre o top 3 brasileiro, o Pico da Bandeira é o mais acessível, pois existem trilhas muito bem sinalizadas. Contudo, durante a noite é muito fácil se perder no local e é preciso tomar cuidado. É importante frisar que nunca se deve fazer o percurso sem um guia credenciado. As temperaturas mínimas no local podem ficar abaixo de zero nos meses mais frios.

4) Pico do Calçado

Localizado no Parque Nacional do Caparaó, o Pico do Calçado também está na divisa dos estados do Espírito Santo e Minas Gerais. Com um total de 2.849 metros de altitude, o Pico do Calçado fica a menos de 1 quilometro em linha reta do Pico da Bandeira. Seu acesso é feito por uma trilha que segue até o cume do Pico da Bandeira.

5) Pedra da Mina

Ela tem 2.798 metros de altitude e está localizada na Serra Fina, uma seção da Serra da Mantiqueira. A Pedra da Mina está na divisa de Minas Gerais com São Paulo e seu cume forma o ponto tríplice das divisas do município mineiro de Passa Quatro e dos paulistas de Lavrinhas e Queluz. O pico é o mais alto da Serra da Mantiqueira e do estado de São Paulo. Seu nome curioso se deve ao fato de que quatro pequenos riachos brotam da montanha próximos ao seu topo. Ele faz parte da Área de Proteção Ambiental Serra da Mantiqueira e pelo lado paulista o local faz parte de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). A Pedra da Mina pode ser acessada por quatro trilhas, sendo a mais comum a partir do norte (Minas Gerais) de onde a rota mais curta é através de uma árdua trilha até o topo.

6) Pico das Agulhas Negras

Talvez esse seja um dos picos mais conhecidos do Brasil por ser um dos mais turísticos também. Do alto do Pico das Agulhas Negras é possível avistar vários pontos, como o morro do Couto; além disso, pode-se ver a Represa do Funil, a Serra Fina, a região de Visconde de Mauá e do Vale do Paraíba e o rio Paraíba. Com 2.791,50 metros de altitude é o ponto mais alto do estado do Rio de Janeiro, o terceiro mais alto do estado de Minas Gerais e o sexto mais alto do país. Ele fica localizado no Parque Nacional de Itatiaia, parte da Serra da Mantiqueira. O acesso ao Pico das Agulhas Negras é feito pela rodovia BR-354, que liga a Via Dutra no município de Resende (Rio de Janeiro) à cidade de Itamonte (Minas Gerais).

7) Pico do Cristal

Com 2.769,05 metros de altitude, o Pico do Cristal se encontra na Serra do Caparaó, dentro do Parque Nacional do Caparaó, em Minas Gerais. A fronteira com o estado do Espírito Santo está a apenas 930 metros a leste e o Pico da Bandeira a 1.940 metros a nordeste. Ele tem esse nome porque tem formações rochosas de quartzo, no qual apresenta paisagens de extrema beleza. Sua vegetação é formada basicamente por bromélias e lírios sobre afloramento rochosos. Há diferentes formas de alcançar o seu cume, por isso é sempre bom contratar um guia credenciado.

8) Monte Roraima

Um dos mais famosos do país, o Monte Roraima tem 2.810. metros de altitude e está localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana. Ele é um tepui, tipo de monte em formato de mesa com paredes verticais e cimo geralmente plano. Ali encontram-se diversas espécies de plantas carnívoras e uma flora riquíssima. A fauna também é marcada por um acentuado número de animais que são exclusivas da região, especialmente repteis e anfíbios. Ele faz parte do Parque Nacional do Monte Roraima e foi escalado pela primeira vez em 1884 por uma expedição britânica. O destino é um dos mais procurados por praticantes de trekking, devido ao ambiente singular e às condições relativamente fáceis de acesso e escalada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: